Yôga de performance

Image

Marina Engler executando a postura natarájásana (Projeto Força, poder e energia) Foto: Fer Vasconcelos

Deixei o tempo passar aqui neste blog: faltaram alguns anos de atualização. Hoje venho retomar e dar outro sentido para o espaço cibernético destinado a experiências e opiniões pessoais. (Será que dessa vez vai pra frente?)

Percebi que  os caminhos da arte me levaram a um lado antes desconhecido. Aventurava-me com meus amigos  e colegas de grupo a praticar alguns ásanas (posturas do Yôga) em treinamentos para o corpo e a mente, além de vivências e brincadeiras (quem se lembra do Jogásana?). A meditação veio junto, com a inclusão de respirações e outras formas de encarar meus sentimentos, observando onde eles se manifestavam no corpo e como me sentia a cada experiência. Onde sinto a raiva? Como ela é? Dói?… Entrei devagarzinho no caminho do Yôga. Mas nem imaginava aonde isso iria me levar.

Depois de praticar como brincadeira e preparação para a arte cênica, fui buscar a praticar cada vez mais. Era a calma, o aumento da consciência e domínio do corpo que eu precisava. E foi em 2010 que a Marina Engler, minha instrutora atual, tinha acabado de voltar de São Paulo, depois de fazer a formação para ser instrutora de SwáSthya Yôga. Já conhecia o trabalho da Marina, inclusive na época de Jogásana ela arrasava no meio da galera… Foi aí que iniciei minhas práticas constantes, de três a quatro vezes por semana. Senti uma melhora significativa em minha consciência, corporal e energética, além de que a saúde ficou mais forte e minha mente mais limpa. Os benefícios são muitos para serem citados agora. Poderei falar mais em outros posts.

Um dia ouvi de uma instrutora de Raja/Hatha Yôga, que o SwáSthya era um Yôga de performance, e isto ficou na minha mente. Entendi que a preocupação estética e física era uma abordagem. Mais além, pude perceber que ser e estar no aqui e agora também é performance e o encadeamento coreográfico dos ásanas, passagens das posturas, também me pareceu como uma dança, uma manifestação da arte. A platicidade do corpo na prática do Yôga revela um ser alinhado e sadio, para uma vida mais próspera, alegre e feliz. Mas, é preciso ser verdadeiro, honesto consigo mesmo. Ao superar seus próprios desafios, aprender a identificar sua criatura e atuar nela. Olhar para dentro e encontrar consigo mesmo pode ser assustadoramente belo. E isso acontece em qualquer prática de Yôga.

Independente de qual linha você pratica, vai existir uma que se encaixe perfeitamente para seu momento presente. Identifiquei-me com a prática do SwáSthya e nela conquistei minha liberdade de agir, pensar e sentir. E minha conquista ninguém pode tirar de mim, pois está no meu ser mais profundo.

E o que importa é o autoconhecimento e a larga satisfação de viver. Hoje sou grata a cada Ser que direta ou indiretamente fez e faz parte de minha experiência no mundo. Porque graças a essas vivências, hoje sou uma pessoa mais feliz e realizada, entendo e compreendo cada vez mais o sentido da vida.

Foi na prática do Yôga que me percebi melhor e mais integrada comigo e com o universo, e foi por isso que decidi dedicar-me ao aprendizado e, mais para frente, ao ensinamento desta filosofia prática, essencial para uma compreensão do ser no mundo.

Neste contexto, agora abro este espaço cibernético para manifestar todas as mudanças e andaças de minha vida. Muitas experiências precisam ser compartilhadas para que outros possam se inspirar e dialogar sobre uma vida mais consciente e atuante.

Sobre fernandaparreira

Jornalist, photographer, performance artist, capoeira angola.
Esta entrada foi publicada em Vida, Yôga com as etiquetas , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

